#eugostii: Dicas pra fazer sua grana render!


1- Abra uma poupança: alguns bancos possuem contas especiais para adolescentes e, para abrir, é só ir a uma agência com seu responsável. Com essa conta, rola ter um cartão de débito sem que haja necessidade de pagar aquele monte de taxas e anuidades. Separar 20% da sua mesada todo mês para depositar na poupança, já é um ótimo começo.

2- Faça seu hobby dar lucro: sabe personalizar camisetas velhas como ninguém? Montar scrapbooks incríveis? Comece a fazer por encomenda e venda algumas de suas criações. Você pode usar parte da sua grana para comprar os materiais necessários e começar o “negócio”. Avise para suas amigas, primas, colegas de classe… Imagina comprar aquele sapato com o dinheiro que você mesma ganhou?

3- Tenha um porquinho: não como a Dakota Fanning no filme ” A Menina e o Porquinho”, mas aqueles de guardar moeda mesmo (ok, foi péssimo o trocadilho). Já parou para pensar em quanto dinheiro perdeu deixando moedas no fundo da mochila, espalhadas pela casa, no bolso do jeans… Comece uma caça as moedas e coloque no porquinho todas as que encontrar. Depois de uns três meses abra e conte. Você vai ter uma surpresa!
4- Peça mesada para os seus pais: nem sempre rola, mas é legal conversar e perguntar a eles se existe essa possibilidade. Dê a idéia de que, na mesada, estará incluso lanche da escola, idas ao cinema, baladas, presente para amigos, revista, maquiagem, um vestido novo… Mas oh, é para gastar com consciência, viu? Se esse dinheiro acabar, agora só no outro mês. Mostre aos seus pais que eles podem confiar em você.

5- Anote seus gastos: na sua agenda, anote no que gastou seu rico dinheirinho. Desde o salgado da cantina, até aquele cd novo da sua banda predileta. Assim, você vai ter um controle maior sobre sua grana e  saberá onde está exagerando!

Será que vale a pena seguir as dicas? Eu tentarei e prometo que contarei a vocês. Em março veremos se dá certo.
E você, já fez isso? Deu certo?

Créditos totais à Blog da Galera - CAPRICHO
poor Paula Fonseca

Nenhum comentário: